quarta-feira, 25 de março de 2009


Aliás, ainda não dissemos qual é o tema do nosso trabalho!

Nós vamos realizar o nosso projecto sobre a integração dos estudantes dos PALOP no ensino superior, mais precisamente na cidade de Braga.


Bem, escolhemos este tema porque é pertinente dar a conhecer aos leitores quais as várias fases de integração, e a forma como é feita esta mesma integração dos alunos provenientes das antigas colónias portuguesas.

Por forma a desmitificar uma ideia pré- concebida e errada que as pessoas tem acerca das pessoas provenientes destes países.


Escolhemos estes alunos como nosso objecto de estudo, e não outros alunos estrangeiros pela proximidade e ligação que estes têm com Portugal. E normalmente, são estes alunos que ficam até concluir o curso pelo que tem que adaptar a sua vida social ao país acolhedor.


Normalmente estes alunos por terem vindo de países moderadamente diferentes, e por não terem muitos laços aqui, é fundamental uma boa integração para o seu desempenho académico.


Mas, nem todos se conseguem adaptar ou tem a ajuda necessária para uma boa integração, e normalmente é nesta fase que dá o inicio de uma estadia conturbada, o que compromete o desempenho académico destes alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário