quarta-feira, 25 de março de 2009

Guião inicial

Projecto de Informação e Jornalismo


Apresentação do tema:


O tema para o nosso projecto de Informação e Jornalismo é a integração dos alunos oriundos dos PALOP. Mais concretamente o nosso enfoque incidirá sobre a sua integração, positiva ou negativa, na comunidade aquando da sua vinda para Portugal para frequentar o ensino superior, especialmente na cidade de Braga.

A pertinência deste tema prende-se com o facto de dar a conhecer aos leitores quais as várias fases de integração, e a forma como é feita esta mesma integração dos alunos provenientes das antigas colónias portuguesas.
Escolhemos estes alunos como nosso objecto de estudo, e não outros alunos estrangeiros pela proximidade e ligação que estes têm com Portugal.
E normalmente, são estes alunos que ficam até concluir o curso pelo que tem que adaptar a sua vida social ao país acolhedor.

Normalmente estes alunos por terem vindo de países moderadamente diferentes, e por não terem muitos laços aqui, é fundamental uma boa integração para o seu desempenho académico. Mas, nem todos se conseguem adaptar ou tem a ajuda necessária para uma boa integração, e normalmente é nesta fase que dá o inicio de uma estadia conturbada, o que compromete o desempenho académico destes alunos.

Enquadramento:

Tradicionalmente considerado um país de emigração, Portugal tornou-se recentemente também um país de imigração que contribuiu, por um lado, para o aumento em termos numéricos da população residente em Portugal e, por outro, para uma maior heterogeneidade dessa população em termos culturais, linguísticos e religiosos.

A língua portuguesa pratica-se nas antigas colónias de Portugal na África, que obtiveram a independência entre 1973 e 1975, sendo elas: Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e São Tomé e Principe, o que potencia mais facilmente elos de ligação entre os jovens provenientes destes países e a população portuguesa. Assim sendo os estudantes oriundos destes países cada vez mais procuram Portugal para ingressar no ensino superior.

As razões são as mais diversas, e prendem-se, nomedamente, com o facto da existência de instituições pouco adequadas nos seus países de origem; recursos económicos baixos; pretensão de ir mais além no seu percurso académico; conhecer outro pais e outra cultura. Os diversos acordos estabelecidos entre Portugal e as ex-colónias favorecem a imigração destes estudantes, e sem dúvida que a língua contribui de forma decisiva para esta tomada de decisão.

Este é um tema abordado com frequência na comunicação social, quer pelos casos de sucesso de alguns alunos, mas mais frequentemente por casos de racismo, xenofobia e descriminação social que conduzem a graves problemas sociais.

Pré-guião:


Imprensa:

- Perfil de alguns estudantes (2/3).

- Reportagem sobre uma das festas que os estudantes PALOP organizam.

- Artigo com dados estatisticos para esclarecer os verdadeiros números dos alunos que frequentam o ensino superior, acompanhado por um quadro ou tabela.

- Alguns estudos realizados relativos a este tema.

Televisão:
- Reportagem televisiva para acompanhar 1 caso de sucesso e 1 caso de difiluldades (durante 1 dia no minimo).


- Entrevista com os primeiros alunos Palop que vieram e os actuais, como forma de estabelecer uma analogia.


Ciberjornalismo


- Elaboração de um diário no blogue como forma de dar a conhecer a evolução do nosso trabalho
.
- Fotogaleria (imagens dos estudanetes; uma possivél saída com eles).


- Cronologia com o número de estudantes que ingressam no ensino superior em cada ano.

- Slide show.

- Mapa do continente africano para localizar mais facilmente os PALOP (infografia).

Rádio:
- Apoio prestado a estes alunos ( Gabinete da Um) entrevista sonora.


- Testemunho de vários estudantes (4/5): entrevista sonora.

- Entrevista com os responsaveis das associações existentes em Braga (de forma a dar a conhecer qual é o seu trabalho).

- Utilização de musicas tradicionais que estes alunos costumam ouvir.


Realizado por:
Márcia Cardoso, 48673
Milton da Moura, 39752

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